04.09 CONSERVAÇÃO DE ORQUÍDEAS AMEAÇADAS
foto: Erik Huhn
As orquídeas, como tantas outras famílias de plantas, estão ameaçadas pelo extrativismo e pela destruição das florestas em todo o mundo. Vale refletir sobre o assunto.
Poucas pessoas realmente se interessam em preservar as espécies de orquídeas ameaçadas. O número é ainda menor quando falamos de pessoas que de fato fazem algo efetivo na conservação destas orquídeas.
E muitas orquídeas lindas estão ameaçadas, porque não comercializar estas espécies preservando-as indiretamente?
Infelizmente, no Brasil e outras partes do mundo, o cultivo e comércio de orquídeas nativas teve como prática o extrativismo. Aliado à destruição de seus habitat naturais, muitas espécies desapareceram ou foram levadas à beira da extinção.
Para mudar este cenário, é urgente o estabelecimento de uma conduta conservacionista que seja seguida por indivíduos e instituições.
Hoje, as orquídeas são facilmente reproduzidas artificialmente em laboratório a partir de sementes, geralmente atingindo a maturidade em dois a quatro anos. Espécies raras e ameaçadas vêm sendo reproduzidas com sucesso por alguns estabelecimentos.
Já que existem tantas espécies interessantes de orquídeas ameaçadas, porque não se dedicar mais ao cultivo destas espécies?
Fonte:
Toscano, L. A. de B. & Moraes, M. M. de. 2002. Saiba mais sobre orquídeas. [on line]
|